Arquivo do blog

sábado, 19 de junho de 2021

EDITAL DA IV MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ 2021 - EDIÇÃO VIRTUAL






EDITAL DA IV MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ 2021 - EDIÇÃO VIRTUAL
Em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), a APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro) vem a público trazer o edital da IV MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ 2021, EDIÇÃO VIRTUAL. Diferentemente da I e da II Mostras, ocorridas no espaço do Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional, em 2018 e 2019, a III Edição foi virtual, o que ocorrerá também nesta edição tecnológica. E, para tal realização, seguem as diretrizes descrita em nosso edital, através da página da APPERJ, no Facebook:

 

terça-feira, 30 de março de 2021

Luiz Otávio Oliani


O professor e escritor, Luiz Otávio Oliani, responde de maneira clara e objetiva, quando perguntamos qual a importância da poesia contemporânea no Brasil e como ele avalia a atividade Mostra de Poesia Contemporânea promovida,  anualmente, pela APPERJ?

"A poesia contemporânea reflete a continuidade da produção vigente, tendo em vista que o Pós-Modernismo abarca todos os  estilos e tendências. Diante de espaços tão  pequenos e restritos para circulação da literatura, a Mostra de Poesia Contemporânea desenvolvida pela APPERJ é de fundamental importância, a fim de dar visibilidade ao que é produzido hoje; razão pela qual merece todos os elogios."


Luiz Otávio Oliani cursou Letras e Direito. É professor e escritor. Participa de mais de 200 livros coletivos. Recebeu mais de 100 prêmios. Publicou 14 livros, sendo  "A Vida sem Disfarces", seu livro de minicontos, o mais recente. Foi contemplado em 2019, pela APPERJ, com o título de "Melhor Autor Apperjiano" pelo conjunto da obra, no mesmo ano recebeu o prêmio Nelson Rodrigues, concedido pela UBE - União Brasileira dos Escritores. Participou das três mostras de poesia contemporânea, promovidas pela Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, em que hoje é diretor de comunicação social.


 Mostras promovidas pela APPERJ:

2018- Auditório Machado de Assis- Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

I MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ

https://mostraapperj.blogspot.com/p/iii-mostra-de-poesia-contemporanea.html




2019- Auditório Machado de Assis- Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

II MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ

https://mostraapperj.blogspot.com/p/iii-amostra-de-poesia-contemporanea-2019.html





Edição Virtual 2020

Categoria Escrita - III MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ 

https://mostraapperj.blogspot.com/p/iii-mostra-de-poesia-contemporanea-2020.html

    Categoria Fotopoema - III MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ       

     https://mostraapperj.blogspot.com/p/iii-mostra-de-poesia-contemporanea_17.html

Categoria Sonora - III MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ          

      https://mostraapperj.blogspot.com/p/categoria-poesia-sonora-iii-mostra-de.html

Categoria Audiovisual - III MOSTRA DE POESIA CONTEMPORÂNEA DA APPERJ

mostraapperj.blogspot.com/p/categoria-video-iii-mostra-de-poesia.html


METEORITO
Luiz Otávio Oliani
 
"O eterno é que me veste"
Astrid Cabral
 
não planejo escrever um verso
ele vem até mim
e explode em linguagem
 
domesticado
não fujo da sina
 
se o poeta é
imerso no coletivo,
como usar o verbo
sem que represente
a si próprio?
 
mesmo assim
escrevo
escrevo
não para ser eterno
nem alcançar glórias
 
escrevo
porque sou instrumento
da palavra que Deus sopra
em meus ouvidos




quarta-feira, 17 de março de 2021

MINHA MPB MORDE- Depoimento de Ana Neves e Fabrício Fortes


/


Ana Neves e Fabrício Fortes participaram da I Mostra de Poesia Contemporânea da APPERJ, que aconteceu em 2018, no  palco do  auditório Machado  de Assis, na Biblioteca Nacional do Rio  de Janeiro. Em seu  depoimento, dissertam sobre a importância das atividades da APPERJ e sua contribuição para o cenário  cultural.

Minha MPB Morde- Música e Aforismos Desaforados.
Músicas, aforismos e teatralidade.
O show
Como um desdobramento do show TODOS OS SENTIDOS (de estética mais intimista, em formato solo, voz e violão) em que o artista Fabrício Fortes já vinha intercalando aforismos e canções, nasceu, em 2014, o show autoral MINHA MPB MORDE – Música e Aforismos Desaforados, no qual o cantautor e violonista compartilha o palco com a atriz Ana Neves (backing vocal e percussão leve).
O Show é consequência da união de diversas linguagens e vivências.
As inspirações estéticas, textuais e visuais, trazem influências da Arte Mambembe, com a interpretação teatralizada dos aforismos que preludiam as canções.
As letras das canções e os aforismos, transitam entre crônicas reflexivas, argumentativas e poéticas, aliadas a ritmos variados como samba, bossa nova, MPB, coco, Jazz, rap, black music, flamenco e experimentalismo.
O resultado é um show leve, contundente e bem-humorado que busca traduzir a sociedade moderna e sua pluralidade, em um misto de informação e entretenimento.






Para maiores informações sobre a dupla, acompanhe suas  redes sociais:

INSTAGRAM

FACEBOOK

CANAL NO  YOUTUBE


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

DEVORÁVEL- Tchello d'Barros


DEVORÁVEL
(Videoarte)

Sinopse
Nós somos o que comemos? "Você tem fome  de que"? O que  alimenta a nossa  alma? Como a arte entra em nós? 
O videoarte "Devorável" não pretende responder essas perguntas, mas fomentar questionamentos sobre  os conteúdos que nos alimentam nessa era de hiperinformação e endurecimento dos sentimentos, nossa "modernidade líquida", "onde tudo é sólido e se desmancha no  ar". A antropofagia brasileira e a cultura de massa são conceitos tensionados quando  uma musa contemporânea  e tropical devora  poesia.

Tchello d'Barros apresentou  o  vídeo "Devorável" na I Mostra de Poesia Contemporânea em 2018, no  palco do  auditório  Machado de Assis, na Biblioteca Nacional do  Rio de Janeiro

Coletivo  Praia Vermelha Filmes. "Devorável" é uma produção do coletivo de audiovisual Praia Vermelha Filmes  (RJ), gravado em tecnologia 4k, somando os talentos da atriz Mariana Praga com a equipe formada por Adriele Pereira, Camila Gutrop, Clécia Oliveira, Fernanda Bastos, Guinevere Gaspari, Kadu Barros, Mariana Saguias, Milton Lopes, Natália Alvim e Nathanael Sampaio, com roteiro  e direção de Tchello d'Barros



Tchello d'Barros
 












 Techello d'Barros é um escritor e artista visual brasileiro, vive no  Rio  de Janeiro. Entre prosa e poesia, publicou  7 livros e tem crônicas, contos, ensaios e poemas publicados em cerca de 100 coleções, antologias e livros didáticos. Suas criações visuais participam em mais de 150 exposições em 15 países. Ministra oficinas literárias, dedica-se a à produção audiovisual e a itinerância do  seu  projeto multimídia de Poesia Visual "Convergência"

Victor Meirelles- Depoimento

 

/

Victor Meirelles



Ator, arte educador, ativista cultural. Estudou  na Etec (Escola Técnica de Comunicações Radio  e Tv) e na Cal  - Casa de Artes Laranjeiras. Além do  rádio,  o  ator faz trabalho  em todo Brasil de arte/educação, atuando  nas periferias, subúrbios, escolas, ongs, centros culturais e empresas. Já atuou na TV, programas  e séries. Com o  teatro, esteve na Broadway (EUA) e em outros países.


Victor Meirelles participou das Mostras de Poesia Contemporâneas da APPERJ  I  e  II, em 2018 e 2019





Segue abaixo sua apresentação na II Mostra de Poesia Contemporânea, no  palco do Auditório Machado  de Assis,  na Biblioteca Nacional do  Rio de Janeiro, em setembro  de  2019.


/